Como Funciona a Lousa Digital
A lousa digital é uma combinação de um quadro branco e um projetor equipado com software de toque. O quadro torna-se uma tela gigante de computador visto por toda a classe.
O projetor lança a imagem do computador sobre a superfície do quadro e o professor controla todo o conteúdo através de uma caneta digital. Não precisa utilizar um teclado ou um mouse.
Projetor
Cabo USB
Cabo HDMI
Sensor Interativo
Quadro Branco
Notebook
Elementos que compõe a lousa digital
A lousa digital é composta por:
1 - Quadro Branco
2 - Projetor
3 - Computador
4 - Sistema Interativo
5 - Periféricos, tais como: suporte de projetor, cabos e caixa de som
Vinculação dos componentes
Do computador saem 2 cabos;
O primeiro é um cabo USB que interliga o sensor interativo ao computador. O sensor interativo é encarregado de identificar o toque virtual no quadro branco. Algumas lousas digitais usam os sensores acoplados ao quadro. As mais modernas, com sistema óptico, operam com os sensores afastados do quadro.
O segundo é um cabo HDMI que é responsável por transmitir o vídeo (tela) do computador para o projetor.
Assim que o projetor lança a imagem no quadro branco, a caneta interativa reconhece o contato e transmite ao computador o local onde foi tocado.
Dicas para comprar sua lousa digital
1° Dica
Compre uma lousa digital que lhe permita usar a caneta/marcador como uma quadro negro tradicional.
Sempre há o risco de ocorrer algum imprevisto, como; queimar a lâmpada do projetor, dar problema no computador ou acabar a energia. Caso ocorra algum desses acidentes, você tem a opção de escrever com a caneta/marcador e pode continuar sua aula normalmente. Se tiver possibilidade de investir mais, adquira uma lousa em cerâmica. São mais caras, porém você não vai se preocupar pelo resto da vida. Clique aqui para conhecer.
2° Dica
Projetor: Quando for escolher o projetor, de preferência ao que tenha essas especificações:
- Sistema de projeção DLP ou 3LCD
- ANSi lumens: 3.000 ou superior
- Contraste 10.000:1 ou superio.
- Resolução Nativa: Verifique o formato da sua lousa. Caso seja retangular, use a resolução 16:10 (WXGA). Se for "mais quadrada" use a resolução 4:3 (SVGA).
Seguindo essas descrições, o professor terá uma imagem de alta qualidade sem precisar apagar a luz da sala de aula. Ninguém merece lecionar no escuro.
3° Dica
Suporte do projetor:
Verifique a altura da sala onde será instalado o projetor. Se a sala for muito alta, você ter que comprar um extensor. O suporte deve ser universal para todos os modelos de projetor. Ter base giratória de 360° e ângulo de inclinação horizontal e vertical de 90°
4° Dica
Cabo HDMI:
Meça a distância entre o projetor e o computador. Normalmente cabo acima de 10 metros atende as salas.
5° Dica
Computador (resolução mínima)
- Processador Intel Core i3
- Memória 4gb DDR3
- HD 500GB
- Sistema Operacional Windows. Algumas lousas permitem Mac OS X e Linux
6° Dica
Sistema interativo:
Há 2 modelos mais usados: sistema óptico e infravermelho.
Nunca, nunca mesmo, compre em uma lousa digital com sistema eletromagnético ou resistiva. Estas já saíram do mercado, são frágeis e não tem reposição de peças. Nunca!
A lousa digital com sistema infravermelho possui os sensores em volta do quadro. São muito boas porém existe o risco de danificar se alguém esbarrar ou na hora da limpeza cair algum produto nos sensores.
Já a lousa com sistema óptico, os sensores ficam afastados do quadro, dando mais segurança para quem a utiliza. Não tem nenhum fio ou componente eletrônico em volta do quadro. Sem riscos de acidentes ou choque.
7° Dica
O manual e o software devem vir em português.
8° Dica
O tempo de garantia.