Quadro Digital no Mundo Corporativo e Educacional.
O quadro interativo é normalmente uma combinação de uma lousa com um projetor montado na parede ou em um suporte. Equipada com software easy-to-use, o quadro torna-se uma tela de computador visível para toda a sala. O projetor lança a imagem de um computador para a superfície do quadro. O professor controla o conteúdo com toque dos dedos ou um apontador em vez do teclado e mouse. A combinação do software com os resultados do projetor é muito mais do que simplesmente uma imagem projetada.
Os quadros interativos para a Empresa.
O instrutor pode manipular os elementos no quadro, usando seu dedo diretamente na tela como um mouse. Os ícones podem ser arrastados, clicados e copiados e o palestrante pode escrever anotações, que podem ser transformados em textos e salvos. Ele é uma poderosa ferramenta nas salas de reuniões acrescentando interatividade e colaboração. Ainda permiti a integração de conteúdo de mídia com a palestra e apoia a aprendizagem colaborativa. Usado de forma inovadora as lousas criam uma grande variedade de oportunidades de aprendizagem.
Um quadro interativo pode ser uma poupança de custos. Esta tecnologia demonstra como um computador pode fornecer estímulos de aprendizagem para uma conferência. Este é mais rentável do que equipar uma sala de TI inteira ou a cada estudante com um laptop.
Exemplos dos recursos disponíveis quando se utiliza uma lousa interativa:
• Adicionar anotações
• Realçar o texto
• Adicionar anotações e desenhos e, em seguida, guardá-las para ser impresso e compartilhado, ou adicionado a um ambiente virtual de aprendizagem.
• Mostrar imagens e vídeos educativos para toda a sala de conferências. Você pode rotular partes ou destacar elementos de uma imagem.
• Demonstrar o conteúdo disponível em um site para uma atividade dirigida a professores.
Os quadros interativos como uma ferramenta pedagógica.
Este tipo de ferramenta promove o ensino criativo e motiva os alunos à absorver mais informações. O ensino com interatividade digital permite:
• aos alunos começarem a tocar e mover coisas em torno da lousa. Eles também podem fazer anotações e destacar elementos.
• beneficiar de uma visão clara do que está acontecendo no quadro.
• áudio e vídeo que podem ajudar em uma discussão de classe.
O quadro é comum em escolas no Reino Unido, mas nas universidades têm sido mais lento para adotar esta tecnologia. Eles foram originalmente desenvolvidos para o uso em negócios, demonstrando conceitos e permitindo reuniões rápidas. No entanto, eles são uma ferramenta extremamente flexível que pode ser usado tanto com crianças do ensino primário quanto universitários.
O tempo do professor é otimizado e a atenção ao aluno é maior. A interação do docente com a tecnologia resulta na melhor desenvoltura em sala e em uma conexão mais sólida com seus alunos. Conexão no sentido analógico e digital da palavra!
Tudo está na rede e ao alcance de um clique. O livro está informatizado e pode ser consultado na internet, assim como tantas outras fontes de informação. Os estudantes se tornam mais exigentes e buscam as respostas para as dúvidas no celular em suas mãos.
A resposta deve ser rápida, segura e satisfatória. Pode ainda trazer exemplos, gráficos, vídeos e muitos hiperlinks para garantir sucesso na busca. Isso é o bom uso da tecnologia na sala de aula, além de modernizar a ferramenta de estudo, agrega mais valor ao ensino.
Temos que admitir: o mundo mudou e não tem mais volta. A escola mudou junto. Somos todos aliados nessa revolução do conhecimento: a tecnologia, a internet, o aluno, o professor, o tablet, o Google...